Porque contratar uma assessoria de imprensa

Porque contratar uma assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma área do jornalismo que tem como principal objetivo conquistar espaços de forma espontânea na mídia, ou seja, sem que o assessorado pague para estar presente no espaço do site, jornal, revista ou televisão. É primordial para aqueles que desejam ser fonte para matérias de programas jornalísticos e reforçar sua imagem ou marca como sendo referências no seu ramo de atividade.

Sabe aquele advogado, médico, terapeuta ou chef de cozinha que está sempre dando entrevistas na TV ou tem os nomes citados em veículos de conteúdo escrito? pois é, muito certamente ele tem por trás de seu trabalho, a figura do assessor de imprensa que é um profissional normalmente formado em jornalismo, que atua nos segmentos corporativos como uma ponte entre a empresa e a imprensa.

Ao contratar um assessor de imprensa, a primeira coisa que ele vai pedir é uma reunião de pauta. Nesse momento ele vai conhecer os seus desejos ou objetivos de sua empresa, ou até mesmo o projeto ou evento que você quer divulgar para a mídia. Depois de definir as estratégias, o jornalista vai produzir o material que será usado como ferramenta de trabalho, o principal deles é o que chamamos de release.

O release é um texto, escrito dentro dos padrões jornalísticos, como uma matéria, que servirá à imprensa como fonte de informação da sua ação. É através deste documento que as redações vão saber de você ou da sua empresa. Por isso ele deve conter todas as informações que você quer que se torne notícia.

Vale lembrar que a comunicação feita pelo assessor de imprensa tem foco no jornalista de redação e não no público em geral. Ninguém melhor que outro jornalista para entender o que vai alcançar esse objetivo, não é mesmo?

Então, gostou de entender mais um pouco sobre o trabalho do assessor de imprensa?

Quer que eu te explique melhor sobre isso é importante para seu negócio?

Me chame por e-mail, whatsapp ou ligação. Eu mesma ou alguém da minha equipe terá o maior prazer em falar com você.

Na foto um dos meus assessorados, Alessandro Costa, em entrevista da Record.